Semana de verão DIY: proteja-se e refresque-se!

Para esta segunda etapa da semana Do It Yourself do verão , dou-te toda a informação necessária para aproveitares o verão sim, mas sem deixar de estar atento ao teu bem-estar. 

Você aprenderá mais sobre os efeitos nocivos do sol e o interesse de se proteger dele. Mas você sabe por quê? Quais são suas ações e como isso prejudica nossa pele e nossa saúde? Além disso, a exposição aumenta a temperatura do nosso corpo. Por isso vou te falar O produto essencial para te refrescar ao longo do dia!

A semana diy não é apenas sobre rotinas simples, mas também sobre fornecer informações sobre prevenção. Então, vamos para esta segunda etapa!

Tudo o que você precisa saber sobre o sol...

Ao longo do ano, seja qual for a estação do ano, a nossa pele está sujeita à radiação UV, visível e infravermelha gerada pelo sol. Essas radiações penetram em diferentes escalas na pele. Ou seja, certos "componentes" da nossa pele variam esse grau de penetração. Além disso, nossa pele possui propriedades óticas. Ou seja, é capaz de reflexão e absorção.

Nosso corpo possui um sistema complexo, chamado "capital do sol".

Estas são as defesas naturais que temos para proteger a nossa pele dos efeitos nocivos do sol. É único e faz parte do nosso patrimônio genético, variando de um indivíduo para outro. Portanto, não somos todos iguais diante do sol! A cada exposição esse "capital solar" vai diminuindo e isso ao longo da nossa vida...

Bloco de texto e imagem Odoo

O sol tem vários efeitos em nossa pele. Algumas são imediatas, outras visíveis a longo prazo.

Os efeitos imediatos são os seguintes:

  • Síntese de vitamina D : UVBs são responsáveis por isso. Ao entrar em contato com a pele, os raios UVB provocam uma reação que degrada uma molécula presente na pele. Esta é a provitamina D3, que se transforma em pré-vitamina D3 e depois em vitamina D3. Chamamos isso de fotólise. Esta vitamina D3 irá então viajar pelo sangue e ser transportada para o fígado e os rins onde será transformada em vitamina D. A sua função é o crescimento ósseo e a fixação do cálcio nos ossos.

  • Ação calórica : os raios infravermelhos são os responsáveis por isso. Isso desencadeia a produção de calor, elevando a temperatura corporal e, portanto, a transpiração.

  • Pigmentação imediata : por UVA. A pele fica escura minutos após a exposição, proporcionando um bronzeado claro imediato. Este bronzeado desaparece em poucas horas. 

Os efeitos retardados são:

  • Queimaduras solares : causadas pelos raios UVB, provocam uma reação inflamatória cuja intensidade, duração e tempo de aparecimento variam de acordo com a pessoa.

  • Espessamento da epiderme : a exposição solar provoca o espessamento desta primeira camada da pele, oferecendo uma melhor proteção contra os raios UV. Nossa pele entra em modo de "autodefesa"!

  • O bronzeado : o bronzeado que gostamos de ter no final das férias é, na verdade, um mecanismo de defesa natural da pele. Esse processo corresponde ao aumento do pigmento melânico, responsável pela cor da pele. Quando exposto ao sol, o UVB vai estimular os melanócitos (moléculas que sintetizam os pigmentos), aumentando muito a sua síntese e, consequentemente, o bronzeado.

Os efeitos a longo prazo são:

  • Envelhecimento da pele : causados pelos raios UVA, provocam manchas de pigmentação, rugas e outras flacidez da pele nas áreas do corpo que foram expostas.

  • Cânceres de pele : a exposição ao sol é o principal fator nos cânceres de pele...

Bloco de imagem e texto Odoo

Nossos conselhos!

  • Use um protetor solar de alto fator adequado, de preferência orgânico e ecológico. Aplicar generosa e regularmente.

  • Evite a exposição nos horários em que o sol gera mais radiação (entre 11h e 16h).

  • Promover sombra.

  • Use acessórios: bonés, óculos de sol...

  • Contra o calor e para evitar a insolação: hidrate-se!

  • Use um spray de névoa para um efeito refrescante em todo o rosto e pescoço.


Para esta última dica, temos um produto adequado! este é o nosso flor hidrossol. Você pode escolher o que preferir! Na nossa loja, oferecemos hidrossóis com rosa, hortelã-pimenta, flor de laranjeira ou até hamamélis... Para um efeito fresco instantâneo e acima de tudo muito agradável!

Se você perdeu a primeira etapa da preparação da pele, está certo. aqui.

Semana de verão DIY: prepare sua pele!