Agentes texturizantes em cosméticos domésticos ...

Você os viu em nossas receitas de cosméticos caseiros, os agentes de textura são essenciais para a produção de produtos cosméticos. Mas então o que são? E para que servem exatamente? Detalhamos as ações e propriedades destes, bem como sua origem para que não tenham mais segredos para você!

cera de abelha

Vamos começar com a cera de abelha , um dos fatores de consistência mais comuns em nosso recibos.

A cera de abelha é um emulsificante natural . Dá consistência aos seus produtos, brilho e permite a fixação de bálsamos e outras substâncias gordurosas. Mas não só porque também é um protetor (também chamado filmogênico ) que limita a desidratação da pele agindo contra a evaporação da água nos tecidos. Também é conhecido por suas propriedades nutritivas e suavizantes .

Esta cera é secretada pelas glândulas das abelhas. Isso é usado pelas abelhas para organizar os favos das colmeias para armazenar mel e pólen.

A cera de abelha é obtida tratando-a com um processo de branqueamento não químico para obter uma cor branca e clara. Nesta cor é puro e pronto para usar.

Em termos de composição, a cera de abelha contém ésteres de ácidos graxos e diversos álcoois de cadeia longa.

É um dos poucos a ter textura plástica em baixa temperatura e alta compatibilidade em contato com óleos e outras ceras. Devido a esta forte compatibilidade, é muito fácil de usar em todas as nossas fórmulas. Em emulsões, permite estabilizar as emulsões . Também ajuda a aumentar a substância e o brilho dos nossos bálsamos e batons.

Saiba que graças à sua textura viscoelástica, a cera também é muito utilizada em formulações decorativas para melhorar a textura, firmeza e desmoldagem.

Mas não só! Também na alimentação, farmácia, para proteção de móveis, e pinturas, e na decoração para fazer suas velas por exemplo.

Bloco de texto e imagem Odoo
Bloco de imagem e texto Odoo

Emulsificante de creme suave

Nosso Emulsificante Creme Cremoso é derivado do azeite de oliva e é amplamente utilizado em nossos cremes faciais para criar texturas espessas e cremosas . Aprovado pelas gravadoras Ecocert E COSMOS, é totalmente biodegradável. Um ingrediente bom para o ambiente e para a sua pele!

Nosso emulsificante consiste em surfactantes aniônicos , derivados de materiais vegetais. Particularmente eudérmico, traz um toque muito agradável aos seus preparos. Perfeitamente adaptado a todas as emulsões, confere ao seu produto acabado um toque delicado e emoliente , como é o caso da nossa receita de creme fluido. Também é incorporado em receitas de cosméticos domésticos para loções, loções pós-barba, cremes para o contorno dos olhos e produtos de maquiagem.

Tem a vantagem, como a cera de abelha, de ser perfeitamente compatível com muitos óleos vegetais que, como você sabe, são amplamente utilizados em cosméticos naturais.

Recomendado para peles secas e para pessoas que desejam um creme suave, comparável à textura mais encontrada no mercado. Quando utilizar o emulsionante de natas cremosas, aconselhamo-lo vivamente a executar um programa adicional azul para homogeneizar as natas e engrossá-las se necessário.


Emulsificante de creme fluido

Este emulsificante, derivado exclusivamente de matérias-primas vegetais, permite a fácil produção de emulsões finas de rápida penetração e cuja textura apresenta perfeita afinidade com a pele.

É feito de ingredientes orgânicos totalmente naturais e certificados . Assim como o emulsificante de creme liso, é totalmente biodegradável!

Nosso emulsificante permite dispersar finamente na água os óleos vegetais utilizados em nossas receitas, criando assim uma textura cremosa homogênea e muito macia. Também tem ação protetora e é considerado um ingrediente ativo com muitas propriedades hidratantes . É emoliente e confere um toque sedoso e não oleoso aos cremes cosméticos caseiros.

Particularmente recomendado para todo o tipo de produtos como cremes, leites corporais, cuidados pós-barba e outros.

O emulsificante para creme fluido permite obter um creme mais fluido, uma textura “menos gordurosa” com aspecto turvo, que pode de fato dar uma textura “espuma” que com o tempo vai “desbolhando”. 

Bloco de texto e imagem Odoo
Bloco de imagem e texto Odoo

Manteiga de cacau

Já escrevemos uma postagem no blog sobre manteiga de cacau, mas tivemos que mencioná-la entre nossos melhores agentes de textura. Então, aqui está novamente algumas informações sobre este, mas para saber mais, convidamos você a ler este artigo

Este vem da costa oeste da África. Muito estável uma vez incorporado na receita, não oxida graças à sua predominância de gordura saturada . Os grãos de cacau também contêm grandes quantidades de polifenóis . Também é composto por ácido ferúlico que dá aquele sabor de cacau que a gente tanto ama! Estes ajudam as células do corpo a lutar contra os radicais livres. Também possui fortes propriedades hidratantes , restaura a elasticidade e tonicidade da pele estimulando a síntese de colágeno.

Sólido à temperatura ambiente e em forma de pellets, é muito fácil de manusear e incorporar em nossas receitas, principalmente bálsamos labiais, de cremes ricos ou bálsamo de massagem...

Espessamento

De origem natural , esse espessante possibilita criar as melhores texturas de gel e também serve como estabilizador nas receitas de cremes e dá-lhes o deslizamento necessário para uma boa aplicação.

Também chamado de Xantana , é feito de polímeros de açúcares naturais produzidos por meio da biotecnologia. É uma fermentação de açúcar de beterraba, cana ou milho por bactérias chamadas Xanthomonas campestris que não são geneticamente modificados. Em seguida, é seco e moído em forma de pó para facilitar o uso.

Este espessante também é garantido livre de OGM . É aceito como Ecocert na formulação de cosméticos orgânicos certificados.

.

Bloco de texto e imagem Odoo

Agora que você já sabe tudo sobre nossos espessantes, te convidamos a conhecer mais sobre nossos outros ingredientes! Você conhece nossos hidrolatos? Uma postagem de blog muito abrangente cobre apenas este tópico aqui !

A rotina de beleza do inverno com BeautyMix!