Por que eu tenho estrias?

Pequenas linhas esbranquiçadas apareceram em suas coxas e barriga sem avisar? Sim, isto é bom estrias.

Fenômeno benigno e comum, podem, no entanto, ser um complexo para as pessoas envolvidas. Neste artigo, explicaremos esse fenômeno e os meios para remediá-lo.

Estrias, o que são?

As estrias são lesões cutâneas muito comuns, principalmente femininas: 80% das mulheres contra 40% dos homens. Eles resultam do rompimento do tecido subjacente, causado por estiramento excessivo ou crescimento rápido. Eles são geralmente orientados na direção da tensão da pele.

Existem duas fases de evolução dessas estrias:

  1. Fase inflamatória que se caracteriza por um aspecto vermelho-arroxeado das estrias, ligada ao vasodilatação embarcações. Estas são as estrias rubras . Esta é uma estria recente em que os tratamentos são bastante eficazes.

  2. Uma fase cicatricial em que as estrias aparecem brancas: as estrias albas . De aspecto antigo, são mais difíceis de tratar.

As estrias que se desenvolvem durante ou após a gravidez são chamadas de estrias gravídicas .

As estrias se formam na derme, onde encontramos fibroblastos, células produtoras de colágeno e elastina , moléculas envolvidas na elasticidade e resistência da pele. São, portanto, o resultado de uma alteração dessas células especializadas que levam à rarefação dessas fibras e, portanto, à resistência mais fraca às restrições externas.

Na maioria dos casos, as estrias aparecem como resultado de diferentes fenômenos:

  • ganho excessivo de peso,

  • Crescimento rápido durante a puberdade,

  • Musculação excessiva: mais nos homens, principalmente nas costas,

  • fatores hereditários,

  • Gravidez.

Três áreas são particularmente visadas pelas estrias.

Ao nível do peito

O peito fica muito exposto ao desenvolvimento de estrias. Com efeito, durante dois períodos muito específicos da vida que são a gravidez e a puberdade, as variações hormonais são importantes levando a uma hipertrofia tecido. No entanto, por ser essa área fina e frágil, ela rachará rapidamente e causará estrias.

Ao nível da barriga

A barriga também é propensa a estrias, pois será muito utilizada durante a gravidez e em caso de ganho de peso significativo. A localização desse tipo de estria costuma ser ao redor do umbigo.

Nas coxas

Eles geralmente estão localizados na parte superior externa da coxa, mas também podem ser encontrados na parte interna. Podem surgir como resultado do rápido crescimento na puberdade, no caso de ganho de peso ou simplesmente ser de origem genética.

Quais são os tratamentos para estrias?

O tratamento das estrias é longo, com resultados mais ou menos seguros, e que não permite tratar todos os tipos de estrias. De fato, o manejo no nível inflamatório oferece melhores resultados do que o tratamento das estrias já presentes, brancas. No entanto, recomenda-se que qualquer paciente incomodado por suas estrias consulte um dermatologista que fornecerá aconselhamento e tratamento adequado. 


O melhor caminho aqui é, portanto, a prevenção e passa por pequenos reflexos:


  • Controle seu peso no início da gravidez,

  • Evite usar sabonetes muito agressivos,

  • Hidrate bem a sua pele de manhã e à noite.

L'óleo de amendoa doce é um grande clássico para estrias. Pode ser usado na prevenção ou para atenuá-los quando já estão presentes. É importante realizar uma massagem para que o creme penetre bem nas áreas. Composto por aproximadamente 70% de ácidos graxos monoinsaturados , estes irão devolver a hidratação e elasticidade à sua pele.

Bloco de texto e imagem Odoo
Celulite? Vamos falar sobre isso sem tabus!