Silicones – o ouro negro dos cosméticos

Os silicones .
É um ingrediente particularmente controverso, sobre o qual ouvimos falar muito. Há alguns anos, a indústria de cosméticos vem tentando bani-lo, mas ainda é muito utilizado e apreciado por seus consumidores.

Eles são bons ou ruins? Por que eles são encontrados em quase todos os nossos produtos? Contamos-lhe tudo!

Odoo CMS - uma visão geral

                        Quais são as diferentes famílias de silicones?


                        Existem cinco tipos :

                        As aves : estas últimas têm várias características comuns. Primeiro, eles são sintéticos e, portanto, não são permitidos em produtos orgânicos. Eles também são considerados fortes desreguladores endócrinos pelo acúmulo e persistência no ambiente. Eles conhecem uma restrição no países europeus. Suas ações são ser um agente de manutenção da pele, um condicionador de cabelo , mas também um emoliente para a pele ou mesmo um solvente .

                        Fluidos : também são sintéticos. Eles não têm nenhuma restrição específica. Eles são pouco biodegradáveis e seus impactos no planeta, tanto do ponto de vista de sua fabricação quanto de sua liberação na natureza, não são insignificantes. Eles possuem as mesmas ações que os voláteis .

                        Borrachas : a mais conhecida é a dimeticona. Sintético, não conhece nenhuma restrição particular. Também é pouco biodegradável e tem as seguintes ações: agente antiespumante, emoliente e hidratante.

                        Elastômeros : também são sintéticos e pouco ou nada biodegradáveis. Como fluidos e gomas, eles não têm restrições per se. Eles são conhecidos por suas propriedades como agente de controle de viscosidade, fixador de cabelo e estabilizador de emulsão.

                        Resinas : sintéticas, são populares por suas ações antiespuma, emolientes e opacificantes.
                        Bloco de texto e imagem Odoo

                        Por favor a todo custo

                        Tudo começa com uma observação: em um mercado ultracompetitivo, é difícil para as marcas encontrarem um lugar para si mesmas. Para convencer o cliente a testar um produto, primeiro é preciso chamar a atenção: daí o esforço investido em embalagens e visuais de comunicação e publicidade.

                        Depois vem a segunda etapa que é igualmente crucial: o teste na loja . É hora da marca fazer de tudo para seduzir, cativar e fazer as pessoas quererem comprar - e tudo se resume a cheiro e textura !

                        Sim, porque a eficácia a longo prazo de um creme infelizmente não pode ser detectada à primeira vista... Portanto, muitos esforços de pesquisa foram dedicados à qualidade sensorial dos produtos. E é aqui que entram os silicones. Um verdadeiro produto milagroso, oferecem tudo o que se procura num produto: textura suave e sedosa para cremes, boa fixação para maquilhagem, efeito alisante para o cabelo...

                        Odoo image et bloc de texte

                        O que a ciência diz?

                        Os silicones fornecem tudo o que se procura em um produto. Do ponto de vista sensorial sim, mas absolutamente não do ponto de vista funcional! Os silicones não trazem nada para a pele ou para o cabelo. Eles não se alimentam, não protegem, apenas se acomodam na superfície. Eles até tendem a secar e precisam ser combinados com outros ingredientes para compensar o desconforto que podem criar. Eles dão a ilusão de saúde por fora enquanto sufocam por dentro.

                        O D5 e a D4 são os silicones que mais se encontram nos cinco tipos listados acima. D5 não é considerado um disruptor endócrino. Seu uso em produtos cosméticos é seguro.
                        Medidas foram tomadas por especialistas europeus para limitar a liberação de D5 na água. Sua rápida evaporação e sua degradação sob a ação dos raios UV explicam a ausência de restrição de seu uso em produtos leave-in.

                        No entanto, o D4 é classificado na UE como tóxico para produção . Portanto, o nível de impureza do ciclotetrasiloxano (D4) como uma impureza do ciclopentasiloxano (D5) deve ser mantido o mais baixo possível.

                        Restrições a esses dois constituintes em produtos de cuidados pessoais com enxágue foram implementadas como parte do Regulamentos de alcance devido a um problema ambiental. De fato, eles não são biodegradáveis em águas e tecidos biológicos , resultando em toxicidade para organismos aquáticos.

                        Então, bom ou ruim?

                        Os silicones há muito são considerados inofensivos, por falta de estudos. No entanto, não são benéficos para o nosso organismo… Mas é pelo seu impacto no ambiente que são mais criticados! Silicones são muito difíceis de biodegradar, e quando você pensa na quantidade de água carregada com resíduos de shampoo etc. que volta para o meio ambiente, podemos imaginar o acúmulo que isso pode representar. Alguns silicones foram identificados como tóxicos para organismos aquáticos e potencialmente cancerígenos para humanos.

                        Para uma maquilhagem que dura todo o dia e para um cuidado capilar que disciplina perfeitamente o cabelo, nada supera a eficácia dos silicones. Para proteger nosso meio ambiente do acúmulo de "microplástico"e como princípio de precaução para o impacto em nossa saúde, é melhor evitar silicones em seus produtos de beleza. 

                        Como detectá-los nos rótulos? Geralmente são ingredientes cujos nomes terminam em "-thicone" ou "siloxano" . Então agora cabe a você decidir! Retome o controle, escolha os ingredientes que mais lhe agradam!

                        Você decide ;) 

                        Helena Rubinstein – o nascimento do Marketing de Cosméticos