Envelhecimento da pele ...
Contamos tudo a você!

Ahhh, o chato do artigo... Vamos falar sobre o envelhecimento da pele... sim, mas para entender melhor e poder criar a sua rotina anti-idade ideal!

O envelhecimento é um processo fisiológico normal e geneticamente programado . Portanto, não podemos pará-lo . Rugas, manchas e rídulas, perda de firmeza… Os primeiros sinais de envelhecimento podem aparecer a partir dos 25 anos. Mas não é uma referência fixa porque o envelhecimento da pele depende de muitos fatores e de fato não estamosalign:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;">diferente de sinais de envelhecimento .

Aqui, explicaremos o mecanismo envolvido e os meios para tentar atenuar/retardar esse fenômeno .

O que é o envelhecimento da pele?

A pele, como qualquer outro órgão do nosso corpo, estará sujeita aos efeitos do tempo. Este efeito, embora comum a todos, pode no entanto ser mais ou menos precoce e visível consoante a forma como cuidamos da nossa pele ao longo da vida (fatores extrínsecos) mas também consoante a nossa própria genética (fatores intrínsecos).

A pele está em permanente renovação, ou seja, algumas de nossas células morrerão, mas serão substituídas por novas. Uma célula da pele é renovada aproximadamente a cada 28 dias . No entanto, à medida que a pele envelhece, a renovação celular diminui e pode exceder 30 dias , resultando no acúmulo das células mais antigas e, portanto, causando uma tez mais opaca e espessa.

Além disso, ao longo do tempo, a atividade das glândulas sudoral (secretoras de suor) e sebáceas (secretoras de sebo) também diminuirá e, portanto, ofilme hidrolipídico presente na superfície da pele será insuficiente . Assim, a pele ficaráspace:pre;white-space:pre-wrap;">menos flexível e seca rapidamente.

A derme também perderá elasticidade e levará a uma pele menos lisa, cavada por rugas.

Finalmente, o número de melanócitos (células que sintetizam a melanina) diminuirá causando o aparecimento de irregularidadesdecoração:nenhuma;vertical-align:baseline;white-space:pre;white-space:pre-wrap;"> e pigmentação - as famosas manchas marrons .

Os fatores extrínsecos que podem acentuar o envelhecimento da pele são o sol , tabaco , estresse ,família da fonte: areia movediça, sem serifa; cor de fundo: claro; peso da fonte: 700; fonte-variante-numérica: normal; fonte-variante-leste-asiático: normal; alinhamento vertical: linha de base; white-space: pre-wrap;">dieta desequilibrada , pele seca , sedentarismo , poluiçãoasiático: regular; alinhamento vertical: linha de base; white-space: pre-wrap;"> e desidratação . Todos estes factores vão levar à produção de radicais livres favorecendo este envelhecimento.

Bloco de texto e imagem Odoo

Nossas dicas para mitigar os efeitos do tempo

Não há fonte de juventude... Corrigir certos sinais de envelhecimento é possível. Mas acima de tudo, podemos desacelerar o processo de envelhecimento para envelhecer bem , independentemente da idade. Segundo os especialistas, a prevenção nos permite exercer algum controle sobre essas causas evitáveis.

De fato, 90% das causas do envelhecimento da pele são devidas a fontes externas que causam estresse oxidativo e, consequentemente, radicais livres que causam danos às células e contribuem para o envelhecimento prematuro dos tecidos . Entre as fontes externas encontramos:

  • Raios UV : contribuem para o envelhecimento da pele. O creme pós-sol reestrutura a pele após a exposição solar.

  • Estresse: fadiga, doenças…

  • Tabaco : acelera o envelhecimento da pele.

  • Poluição : ar, comida…

  • Alimentação: uma alimentação excessivamente gordurosa e desequilibrada contribui para uma produção excessiva de radicais livres

 

A boa notícia é que, ao adaptar sua rotina de saúde e beleza, você pode manter o controle e retardar os efeitos do envelhecimento.

Sua dieta é um primeiro elemento para lutar contra essa oxidação. Evite ao máximo uma alimentação excessivamente processada, com pesticidas, metais pesados e aposte nas frutas e verduras da estação, ricas em antioxidantes que vão combater esse estresse oxidativo.

Além disso, um bom sono melhora a condição da sua pele; na verdade, ele se regenera à noite. Por isso é importante criar um pequeno casulo antes de ir para a cama e ter as melhores condições para dormir plenamente.

Também é altamente recomendável proteger-se bem dos raios solares desde tenra idade, a fim de evitar os efeitos futuros do envelhecimento.

Sinais de envelhecimento: rugas, perda de firmeza...

Depois de uma certa idade, aparecem flacidez da pele, rugas e linhas finas. E este é o elemento característico do envelhecimento da nossa pele…

Duas proteínas principais formam a nossa pele: o colagénio que dá firmeza e elasticidade e a elastina que permite à pele ter uma boa elasticidade e recuperar a sua forma inicial depois de esticada. Porém, com o passar do tempo, nossos dois aliados vão se tornando mais raros... E alô para as marcas no rosto.

Para combater este fenómeno, a hidratação da pele é essencial! A pele que envelhece sem ser hidratada vai, por analogia com uma maçã, começar a murchar. Uma hidratação adequada através da utilização de creme/sérum é essencial para manter a juventude da pele e evitar o acentuar das rugas. Não hesite em usar um óleo adaptado ao seu tipo de pele (exemplo: óleo de rosa mosqueta) para fortalecer a barreira lipídica da pele.

Por fim, cremes, soros, à base de antioxidantes (vitamina C e E) podem melhorar a elasticidade da pele e combater a oxidação. Assim, você pode manter o controle e retardar os efeitos do envelhecimento.

Para que servem os antioxidantes?

Estrelas dos cremes antienvelhecimento, os antioxidantes são essenciais para a sua juventude. Mas você sabe o que os distingue de outros princípios ativos cosméticos? E, acima de tudo, por que eles são tão importantes?

Exposição aos raios ultravioleta, poluição, luz azul e estresse... Nossa pele é abusada diariamente. Esses ataques repetidos levam ao estresse oxidativo que aumenta a produção de radicais livres e, consequentemente, acelera o envelhecimento prematuro da pele.

Felizmente, os antioxidantes têm um papel fundamental no suporte à sua pele diante desses ataques repetidos e, assim, evitam danos como a destruição do colágeno.

Os antioxidantes são sobretudo moléculas presentes no seu estado natural na nossa pele que participam na defesa das suas células limitando a oxidação das células provocada pelos radicais livres.

Se na área da saúde usamos muito os antioxidantes, é na área da beleza que se fala deles, com interesse renovado. É preciso dizer que são grandes aliados na limitação do aparecimento dos sinais de envelhecimento.

Os benefícios de uma rotina antioxidante 

Integrar produtos antioxidantes durante todo o ano no ritual de beleza traz muitos benefícios. No verão, protegem a pele da poluição e dos raios UV; no inverno, ajudam a combater os estados de stress e cansaço que também favorecem a presença de radicais livres.

São assim um dos melhores produtos antienvelhecimento para combater todos os sinais de envelhecimento:

  • Eles impedem a formação de linhas finas e rugas.

  • Eles ajudam a manter um rosto firme e gordo.

  • Eles limitam o aparecimento de manchas marrons .

  • Eles revelam o brilho da tez.

Como se encher de antioxidantes?

Felizmente, os melhores antioxidantes são aqueles que a natureza nos dá, por isso uma dieta rica em frutas e vegetais, pobre em gorduras e açúcares, é a mais desejável se você quiser preservar a juventude de suas células. Entre os principais alimentos estão peixes oleosos, vegetais e frutas, damascos, cenouras e espinafres. Sem esquecer os frutos vermelhos ou cerejas, muito ricos em Vitamina C, beta-caroteno e polifenóis , o que lhes confere propriedades antioxidantes excecionais para combaterradicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular.

E para complementar a sua alimentação e dar um impulso à sua pele para se defender melhor das agressões externas, recomendamos a escolha de tratamentos antienvelhecimento ricos em antioxidantes.


Bloco de imagem e texto Odoo

A rotina antienvelhecimento BeautyMix, rica em antioxidantes

Para fornecer eficácia ideal à nossa linha antienvelhecimento, selecionamos um fitocomplexo 100% natural certificado como orgânico e obtido na França a partir de cerejas e salgados ricos em antioxidantes. Uma verdadeira solução antienvelhecimento global, nossoativo antienvelhecimentopreserva a integridade celular e protege contra o processo de envelhecimento da pele, neutralizando os radicais livres e estimula a renovação celular para firmar a pele, reduzir rugas e aumentar o brilho natural. Sinta-se livre para adicioná-lo ao seucreme dia, noite e até na área dos olhos!

Além disso, ogel de linho, um ingrediente ativo muito hidratante, vai lutar contra o ressecamento da pele relacionado à idade. No contorno dos olhos ou como ingrediente substituto da água em receitas, é um verdadeiro aliado.

Você pode encontrar nosso ativo antienvelhecimento e nosso ativo hidratante em muitas receitas. Nossos conselhos para criar uma rotina antienvelhecimento direcionada e eficaz podem ser encontrados em nosso próximo artigo !

O cabelo ... e o sol!