Lendo uma lista de ingredientes, um exercício complicado?

Ler a lista INCI dos seus ingredientes às vezes é uma verdadeira dor de cabeça: nomes complicados, uma lista muito longa... Afogado em muita informação, como se orientar e saber quais produtos são essenciais e quais são prejudiciais ? A BeautyMix responde às suas questões e quer provar-lhe que um bom produto não precisa necessariamente de muitos ingredientes... Qualidade e simplicidade são as nossas palavras de ordem!

A lista INCI, o que é e como decifrá-la?

Em primeiro lugar, o que essas iniciais significam? Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos.

Ou seja, uma lista internacional que encontrará nas embalagens dos seus produtos, em qualquer parte da Europa! A exibição desta lista em sua embalagem é OBRIGATÓRIA na Europa desde 1998. Uma reforma muito recente, portanto!

Você pode entrar em pânico ao ver esta escrita principalmente em latim e inglês, mas isso se deve ao fato de que, como dito anteriormente, esta lista é internacional.

Os ingredientes listados em latim referem-se a extratos de plantas . Por exemplo, o termo "Simmondsia chinensis", nome botânico da jojoba, é usado para se referir ao óleo produzido a partir dela.

Os termos em inglês são as moléculas e os nomes geralmente usados. Por exemplo, óxido de zinco é escrito "Óxido de Zinco".

Quanto aos ingredientes que compõem o perfume, eles são agrupados sob o nome "Parfum" e são seguidos pelos alérgenos.

Para corantes e pigmentos , eles são designados por um índice de cores reconhecível na lista do INCI pelas iniciais Cl, completadas por cinco dígitos. O código Cl77491 designa por exemplo o óxido de ferro que utilizamos nas nossas receitas de batons.

Os ingredientes poluentes também podem ser identificados pelo seu nome. Se você encontrar produtos petroquímicos , eles serão chamados de "Paraffinum Liquidum" ou "Petrolatum".

Os silicones também têm nomes terminados em -um: demiticone, ciclometicone. Estas substâncias de origem sintética são pouco biodegradáveis.

Além disso, tome cuidado com os derivados de PEG (PoliEtileno Glicol), emulsificantes produzidos por reação química de gases nocivos.

Para reconhecer os componentes da agricultura orgânica, conte com os asteriscos colocados no final do ingrediente em questão.

A ordem da lista também é pensada para apresentar primeiro os ingredientes em maior quantidade no seu produto, depois em menor quantidade. Em outras palavras, sua lista é apresentada em ordem decrescente. Quando os ingredientes estiverem presentes em menos de 1%, eles podem ser indicados fora de ordem e no final da lista.

Se você tiver dúvidas e dificuldades em decifrar ou entender a origem de um ingrediente, recomendamos fortemente o site doObservatório de Cosméticos, que oferece respostas bem específicas sobre cada um deles. Mais recentemente, aplicações Yuka, QuelCosmetic ou Inci Beauty em plena expansão, oferecem-se para digitalizar os seus produtos cosméticos e dizer-lhe se a composição é boa ou, pelo contrário, bastante má. 

Qual é a diferença entre os chamados produtos "convencionais" e "naturais"?

Os produtos cosméticos convencionais podem conter até 95% de ingredientes de origem sintética . Os cosméticos naturais devem conter pelo menos 95% a 100% de ingredientes vegetais de agricultura orgânica (Certificado Ecocert Cosmos), 95% a 100% dos ingredientes são de origem natural (Ecocert Cosmos Natural) e apenas 5% de origem sintética entre uma seleção restrita de ingredientes não tóxicos . Além de aplicar as leis das autoridades sanitárias europeias como qualquer produto, elas também aplicam as restrições dos rótulos orgânicos. Conhecendo essas cotas, imediatamente dá mais vontade de adquirir produtos com uma composição mais limpa, melhor para a sua pele, e para o meio ambiente!

Entre a lista de ingredientes indesejáveis a serem evitados, você encontra em particular:

  • Silicones, fáceis de identificar, geralmente terminam em -icone ou -iloxane (seu processo industrial é muito poluente e não são biodegradáveis)

  • Les parabens

  • Óleos minerais, sendo os mais conhecidos Óleo Mineral, Paraffinum Liquidum...

E a lista continua...

Mude para produtos naturais graças ao BeautyMix

Seja como parte de uma rotina específica ou apenas ocasionalmente, todos nós usamos produtos cosméticos e de higiene (loção, creme, desmaquilhante, maquilhagem...). Com efeito, sendo a nossa pele permeável, o nosso corpo absorve uma grande quantidade de produto. Portanto, é melhor garantir que eles não danifiquem nossa pele!

Os produtos naturais são muitas vezes muito concentrados em ingredientes ativos vegetais que são muito eficazes, respeitosos com a pele e o meio ambiente.

Em outras palavras, eles NÃO contêm ingredientes sintéticos e potenciais disruptores endócrinos. Eles vêm de produtos puros e geralmente vêm de culturas orgânicas. Obviamente, isso às vezes pode justificar preços mais altos, mas não é melhor focar na qualidade?

Na BeautyMix , oferecemos-lhe a possibilidade de criar os seus cosméticos caseiros comingredientes simples e naturais . Nossos produtos acabados são, portanto, impecáveis em termos de composição e você se torna um ator nos produtos que aplica em sua pele. 

Em particular, oferecemos óleos naturais como amêndoa doce, avelã, gergelim ou mesmo óleo de cenoura. Do hidrossóis floral como rosa, hamamélis ou flor de laranjeira. Do agente de textura tão natural quanto a cera de abelha, glicerina e ingredientes ativos que também são naturais, como gel de linho Por exemplo. 

Uma oportunidade de mudar para produtos naturais e para a satisfação total de produtos caseiros , feitos à mão . Além disso, essa alternativa é econômica em relação à aquisição apenas de produtos, pois você paga apenas pela matéria-prima. Preparar o seu creme custa apenas 4€ por exemplo.


 

Bloco de texto e imagem Odoo

Abrir os olhos dos consumidores e convidá-los a recorrer a produtos que respeitem a sua pele e o ambiente é o desafio a que nos propusemos.

Então, o que você está esperando? :)

Tudo, você saberá tudo sobre desodorantes!
Descubra os mecanismos de transpiração e desodorantes do mercado