Você deve proteger sua pele dos raios UV no inverno?

Se muita gente tem o cuidado de passar protetor solar no verão, no inverno o reflexo não é tão evidente e os protetores solares também ganham muito menos destaque nas lojas nessa época.


Então, o que você realmente deve fazer nesta temporada? Este artigo está aqui para responder a essa pergunta.

O que é UV?

A radiação solar é composta principalmente por cinco raios :


  • infravermelho

  • luz visível

  • Ultravioleta

  • raios X

  • Raios gama

No entanto, a radiação UV é perigosa para o nosso corpo e pode ser emitida tanto pelo sol como também por fontes artificiais, como uma lâmpada de bronzeamento.

São completamente invisíveis ao olho humano e não proporcionam nenhuma sensação de calor. A radiação infravermelha é responsável por isso.


Existem dois tipos de radiação UV: UVA e UVB . Os raios UVA são pouco filtrados pela atmosfera e representam 95% dos raios UV, enquanto os raios UVB são mais bem filtrados.

No entanto, ambos apresentam riscos deletérios à saúde por acelerarem o envelhecimento da pele, causando queimaduras solares, hiperpigmentação e até câncer de pele.

Bloco de imagem e texto Odoo

E no inverno?

No inverno, os raios UVB, responsáveis pelas queimaduras solares , diminuem, explicando a diminuição acentuada das queimaduras solares, mas os raios UVA ainda estão presentes! Embora não queimem tanto quanto os raios UVB, são responsáveis pelo envelhecimento da pele com deterioração progressiva e aparecimento de manchas marrons .


No inverno, nossa pele fica muito mais frágil, pois se desacostumou com a intensidade dos raios e perdeu o bronzeado. Além disso, o frio mascara a sensação de calor que o sol dá à nossa pele e é uma verdadeira armadilha para queimaduras. O nariz, pescoço, orelha são particularmente os alvos neste momento.


Pensamos, erroneamente, que a presença de nuvens no inverno filtra totalmente a passagem dos raios ultravioleta. Um céu nublado, por exemplo, permitirá a passagem de 90 a 95% dos raios UV . Essa porcentagem varia de acordo com a espessura das nuvens: um céu fortemente nublado, escuro e tempestuoso não permitirá a passagem da radiação.  


Quanto maior a altitude, menor será a absorção de radiação ultravioleta pela atmosfera. Para cada 1000m de elevação, a intensidade UV aumenta em 10%.

L’herbe, l’eau ou encore le sol ne reflètent que moins de 10% des UV. La neige va doubler l’exposition que peut avoir une personne.

Você também deve se lembrar de proteger seus olhos, que são particularmente sensíveis a esse fenômeno. De fato, a radiação infravermelha (responsável pela sensação de calor), pode queimar as pálpebras, ressecar a córnea e causar fadiga ocular.

 

Como se proteger dos raios UV no inverno e nas montanhas?

Nas montanhas, o protetor solar é essencial e deve ser aplicado 2 a 3 vezes ao dia. Um mínimo de SPF 30 deve ser aplicado para garantir proteção adequada. Pense bem no bálsamo labial com proteção solar incluída para evitar agressões a esta parte do corpo muitas vezes esquecida.


Além disso, óculos de sol ou óculos de esqui serão essenciais para proteger seus olhos. Certifique-se de que os óculos possuem a marca CE com categoria de proteção 3 ou 4.


Cosméticos sólidos?
Simplesmente faça seus próprios produtos sólidos!