Tudo, você saberá tudo sobre desodorantes!
Descubra os mecanismos de transpiração e desodorantes do mercado

Olá !

Na série "Beauty Fact Check", deciframos o mundo da beleza com você. O tema do dia: desodorantes! Ouvimos muita controvérsia e queríamos escrever um artigo para fornecer informações sobre os ingredientes dos desodorantes e antitranspirantes encontrados no mercado.

 

Para apresentar este artigo, um pouco do mecanismo do suor: existem termos técnicos, mas não se preocupe, é simples!

 

Como e por que suamos e sentimos mau cheiro?

Em primeiro lugar, o suor é secretado por dois tipos de glândulas: encontramos as glândulas sudoríparas écrinas em todo o corpo, que nos permitem termorregular : em outras palavras, elas permitem quando estamos com calor para resfriar nosso corpo!

Em seguida, as glândulas sudoríparas apócrinas são encontradas principalmente nas axilas, mama e áreas pubianas. A secreção desta glândula não aparece até a puberdade. É estimulado por emoções como medo ou excitação sexual. Viva a puberdade!  

 

Nossas pequenas glândulas sudoríparas secretam suor que é composto principalmente de água , sais minerais e matéria orgânica .

 

O cheiro vem da decomposição da matéria orgânica causada pelas bactérias que naturalmente temos na superfície da pele. E sim ! Nossa pele é protegida por uma flora bacteriana que fornece uma barreira para bactérias patogênicas e previne a inflamação da pele.

 

O suor apócrino é mais rico em compostos orgânicos, e é isso que torna o odor mais acentuado nas axilas, seios e região pubiana.

 

O suor está, portanto, ligado a maus odores e humidade que podem ser muito desagradáveis para si e para os outros… A imagem do suor está, portanto, diretamente associada a uma higiene negligenciada. O que há de errado, são apenas mecanismos naturais do nosso corpo! Mas para lutar contra seus inconvenientes, existem antitranspirantes e desodorantes.

 

Como eles funcionam?

 

Os antitranspirantes destinam-se a prevenir a secreção de suor e, assim, evitar maus odores. São compostos por sais de alumínio que permitem este fenómeno!

 

Os sais de alumínio são mais comuns na forma de cloridrato de alumínio. Eles são frequentemente encontrados em antitranspirantes no mercado de cosméticos. Eles têm ação adstringente e, portanto, permitem estreitar o diâmetro dos poros , o que reduz o fluxo de suor. Têm ainda capacidade bactericida que elimina as bactérias da flora cutânea, de forma a evitar os maus odores.

 

Apesar de sua eficiência muito alta, eles são controversos. De fato, eles são apontados como capazes de promover o aparecimento de câncer de mama e causar efeitos indesejáveis, como eczema e irritação .

Infelizmente ainda não existe um consenso entre as várias organizações de saúde sobre os perigos dos sais de alumínio para a saúde dos consumidores...

No entanto, alguns cuidados devem ser levados em consideração: em particular, é altamente recomendável não usá-los em pele danificada ou depilada, porque sim, eles podem ser mais facilmente absorvidos pela pele e acabar no sangue.

 

Também é melhor não usar antitranspirante antes de uma sessão de esportes ou esforço físico. Com efeito, o facto de obstruir os poros impede a passagem da transpiração e não permite que o corpo regule a sua temperatura como deveria! 

 

Os desodorantes destinam-se apenas a evitar maus odores, mas não impedem a secreção de suor. São compostos por antissépticos ativos que permitem a eliminação de bactérias. Os compostos antissépticos mais comumente usados são triclosan, etilhexilglicerina e metilfenilbutanol.

Portanto, não eliminam ou reduzem de forma alguma a produção de suor.

Como resultado, a sensação de desconforto devido à umidade e manchas na roupa permanece a mesma. Além disso, o uso de ativos antissépticos pode causar resistência bacteriana o que pode torná-los menos eficazes.

Eles também podem ser uma fonte de irritação porque são menos tolerados.

 

Mas então, o que pode ser usado sem correr o risco de efeitos adversos?

Odoo image et bloc de texte

Eu recomendo compostos alternativos, como absorventes .

Eles absorvem odores e umidade respeitando nossa pele. 

É com base neste princípio que o nossoreceita de desodorante naturalconsiste em:

  • Bicarbonato de sódio : regula o pH e destrói as bactérias

  • Amido de milho : absorve o excesso de suor

  • Óleo de Amêndoas Doces : nutritivo, muito indicado para peles secas e irritadas. 

  • Manteiga de cacau : tem propriedades hidratantes e suaviza a pele.

Sem conservantes porque sem fase aquosa, sem perfume, sem alergénios, natural e eficaz!

O custo real dos cosméticos