Acne e sol - efeitos adversos

No verão, o essencial que não pode faltar a ninguém: o sol. Então sim, o sol é bom: síntese de vitamina D, dá-nos uma boa moral, permite-nos ter uma tez bonita e tende a reduzir o aparecimento de acne e imperfeições; dando a sensação de que o sol é A solução milagrosa... Mas há um mas! Cuidado com o efeito rebote!

Neste artigo, amplie um dos problemas do sol no rosto: a acne .

Bloco de imagem e texto Odoo

Como o sol afeta as células da nossa pele?

A exposição ao sol e principalmente à radiação UV tenderá a ressecar a pele, que ficará mais sensível às agressões externas e, portanto, aqui, à radiação.

Aparecerá um fenômeno de espessamento da pele: é um fenômeno natural de proteção para combater a radiação UV e impedir que ela atinja as células da camada basal (profunda).

Agora, quem diz pele grossa, diz pele menos flexível, que parece tensa e seca. As glândulas sebáceas, por reflexo, vão produzir mais sebo para nutrir a pele sofrida. Os poros começarão a entupir e o sebo se acumulará.

Para além deste mecanismo, as altas temperaturas vão acentuar o fenómeno da transpiração no corpo mas também no rosto e vão criar um clima propício ao desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo acne.

No entanto, no final do verão, quando a pele recuperou sua espessura inicial, as espinhas e os comedões reaparecem.

Quais são os reflexos a adotar para preservar a minha pele?

  • É importante esfregar o rosto uma vez por semana ! Tenha cuidado, aqui o objetivo não será atacar sua pele; uma esfoliação suave deve ser preferida para não estimulá-la excessivamente e causar o efeito contrário. Este esfoliante acelera a renovação celular e, portanto, limita o espessamento da pele e a obstrução dos poros. A esfoliação não deve ser feita pouco antes da exposição ao sol, pois a pele precisará de tempo para se regenerar. Portanto, prefira uma esfoliação à noite .

  • Não hesite em beber muito para eliminar toxinas e comer frutas e vegetais ricos em antioxidantes.

  • Hidrate bem a pele à noite com um creme/sérum.

  • A proteção solar adaptada ao seu tipo de pele também será essencial. Não tenha medo de que os produtos contidos nos protetores solares acentuem sua acne, pois existem protetores solares especialmente desenvolvidos para peles com tendência a acne.

  • Finalmente, lembre-se que qualquer aplicação de proteção solar deve ser renovada a cada 2 horas.

Esperamos que este artigo lhe dê todas as chaves para passar um verão tranquilo.

Bloco de texto e imagem Odoo
O que é suor?