Voltar ao básico - O que é a pele?

Uma das perguntas que nunca nos fizemos, mas não menos importante: o que constitui a minha pele? 

Os produtos cosméticos são, por definição, preparações destinadas a entrar em contacto com as várias partes superficiais do corpo humano, em particular a epiderme que é a primeira camada da nossa pele. Têm por finalidade limpar, perfumar, modificar o seu aspecto, proteger, manter em bom estado e/ou corrigir os odores corporais. 

E se entender nossos produtos e nossas rotinas significasse conhecer nossa pele? Vamos dar um zoom preciso e um pouco microscópico em um dos órgãos mais pesados do nosso corpo, que é 16% do peso corporal!

Em primeiro lugar, a nossa pele é constituída por 3 camadas sobrepostas , todas muito diferentes entre si: a epiderme, a derme e a hipoderme .

Bloco de imagem e texto Odoo

A epiderme: a primeira camada da pele

É a camada mais externa da pele que estará em contato direto com o exterior. Sua principal função é proteger o corpo de agentes químicos, mecânicos e microbiológicos.

Na superfície da epiderme encontramos dois tipos de orifícios: 

  • Poros: é por onde o suor flui. 

  • Os óstios: são orifícios por onde flui o sebo e de onde saem os cabelos. 

Além disso, para evitar qualquer contaminação com o interior do nosso corpo, esta camada é desprovida de veias de sangue. Existe ainda na face profunda da epiderme uma zona que permite a coesão epiderme-derme. É uma linha ondulada denominada junção dermo-epidérmica que intervém nas trocas nutritivas com a epiderme.

A epiderme é composta por queratinócitos quais são as células mais importantes. Eles se sobrepõem em camadas sucessivas. Sua função é fabricar uma proteína fibrosa, a queratina, que confere resistência química e mecânica à pele

Nesta face profunda da epiderme, encontramos melanócitos produzindo melanina. Este é o famoso pigmento fotoprotetor para proteger a pele dos raios solares . É ela que está na origem da cor da pele, dos cabelos e dos olhos.

Há também células de Langerhans que são células imunes e células de Merkel que atuam como receptores sensoriais .

A derme: a segunda camada da pele

Localiza-se logo abaixo da epiderme, na interface entre a derme e a hipoderme. Serve como tecido de suporte e nutrição para a epiderme, mas também para os anexos cutâneos: cabelo, pêlos do corpo, unhas, glândulas sebáceas que produzem sebo e glândulas sudoriparas que produzem suor. 

A derme é rica em vasos sanguíneos e linfáticos que permitem a troca de nutrientes com as camadas mais profundas da epiderme. É também um tecido de suporte, uma verdadeira estrutura para a pele, que confere à pele a sua extensibilidade e elasticidade. Também permite participar da defesa do corpo graças aos glóbulos brancos.

Além disso, esta camada irá reter os 80% de água de que é feita a pele. Um verdadeiro reservatório de água para o corpo. Também irá sintetizar colágeno que permite resistência ao alongamento e elastina permitindo que a pele se estique e volte ao lugar após a deformação. 

A hipoderme: a terceira camada da pele

É a camada mais profunda da pele. É um tecido de suporte flexível e deformável , tornando-se a interface entre a pele e os órgãos que ela cobre (músculos, ossos). ela é rica em células de gordura. É a reserva de gordura e energia do corpo. 

A hipoderme também ajuda a absorver choques e promover o deslizamento da derme sobre os músculos e ossos. Isola o corpo e limita a perda de calor graças à sua distribuição por todo o corpo. E, finalmente, molda a silhueta dos indivíduos de acordo com sua idade, sexo e hábitos alimentares. 

Bloco de texto e imagem Odoo
O que são surfactantes?