O que são surfactantes?

Voce sabe o surfactantes ? Amplamente utilizados em produtos cosméticos, possuem diferentes ações. Eles podem ser detergentes , agentes espumantes , agentes umectantes , agentes dispersantes , mas também emulsificantes .

Devido às suas muitas propriedades, eles são essenciais, mas muitas vezes altamente questionáveis... Então, por que não falar sobre surfactantes? Você conhece os tensoativos que oferecemos para nossas receitas? Agente espumante ultrasuave, emulsificante de creme liso, emulsificante de creme fluido: todos eles vêm de uma mistura de surfactantes. E por que nos voltamos para o concentrado de espuma para as nossas receitas de cosméticos caseiros ?

Vamos lá, a gente conta tudo pra você!

Odoo image et bloc de texte

Surfactantes, para que servem?

Como dito anteriormente, os surfactantes têm a particularidade de ter várias funções: detergente (para remover a sujeira), surfactante...

Sua finalidade é solubilizar duas fases mutuamente imiscíveis . Ou seja, permitir a mistura de um produto cosmético que contém uma fase aquosa e uma fase oleosa . Mas também pode ser entre água e ar, água e pele, sujeira e água...

Existem diferentes tipos de surfactantes:

  • Aniônico : a parte hidrofílica (conhecida como aquosa) é carregada negativamente . Eles são considerados muito detergentes, espumantes, umectantes, dispersantes, agentes umectantes e como agentes bacteriostáticos.

  • catiônico : a parte hidrofílica é carregada positivamente . Eles são particularmente dispersantes para partículas sólidas. São também bactericidas, antiestáticos e suavizantes no contexto dos cuidados capilares.

  • ampotera : são tensoativos detergentes suaves. Eles suavizam os efeitos irritantes dos surfactantes aniônicos. Possuindo cargas positivas e negativas , eles são conhecidos por serem usados em cosméticos e produtos farmacêuticos.

  • não iônico : não tendo nenhum custo . São detergentes, agentes umectantes, emulsificantes e, às vezes, agentes espumantes.

Os surfactantes em seus cosméticos são arriscados?

Nem sempre os tensoativos mais usados pelo mercado de cosméticos são bons para a pele. O fato é que, infelizmente, os surfactantes catiônicos costumam ser irritantes e não são ecologicamente corretos .

Os aniônicos , se são excelentes detergentes e espumantes, também são irritantes . Finalmente, os não aniônicos têm a reputação de serem desreguladores endócrinos... Que boa informação na lista de nossos ingredientes que usamos.

Dentre esses tensoativos, podemos citar o Lauril Sulfato de Sódio (SLS) que é particularmente irritante . Mas também o Sulfato de sódio Laureth (SLES), que é um poluente forte e alergênico . O que deve ser lembrado é que os tensoativos mencionados acima, assim como outros sintéticos, são provenientes de petroquímicos . Assim, são responsáveis por diversas irritações ou alergias . São poluentes e pouco biodegradáveis .

Nota: estes riscos não são válidos para todos os surfactantes!

Odoo image et bloc de texte

No BeautyMix, que ingrediente oferecemos?

Em nossas receitas caseiras de cosméticos , oferecemos uma concentrado de espuma. Este ingrediente é uma aliança de diferentes tensoativos naturais , possibilitando cumprir essas diferentes funções, sem multiplicar as compras de ingredientes.

É especialmente formulado para combinar maciez , poder de limpeza e espuma . Ideal como base para criar o seu recibos produtos de limpeza, como géis de banho, xampus , etc.

Ao escolher este ingrediente, você limita o número de ingredientes presentes em seu produto para uma receita 100% minimalista e controlada.

Para saber mais sobre este produto, você pode ir para a ficha de produto dedicada apenas aqui.

Uma casa de banho 100% ecologicamente responsável!