O que é suor?

O verão, sinônimo de sol, férias, ociosidade também é sinônimo de calor crescente e, portanto, transpiração excessiva. Hmm, pode-se dizer que não é muito glamoroso... Manchas brancas na camiseta, cheiro desagradável, sensação de umidade... Sim, mas a transpiração desempenha um papel essencial para o nosso corpo!

Vamos revelar-lhe todos os segredos deste mecanismo e os truques para contornar os inconvenientes associados.

Transpiração: vamos falar sobre isso!

A transpiração pode ser definida como a excreção de suor produzida pelas glândulas sudoríparas que serão eliminadas pelos poros na superfície da pele .

Desempenha um papel vital na regulação da temperatura corporal nos seres humanos, permitindo manter uma temperatura sempre estável. É chamado dehomeostase ou seja, apesar da variação das temperaturas externas, o corpo permanecerá sempre na mesma temperatura. Por exemplo, em caso de calor extremo, nossa transpiração, ao evaporar, vai tirar o excesso de calorias e, portanto, a "temperatura" da qual o corpo quer se livrar. Por outro lado, no inverno, as temperaturas caem causando menos transpiração para não perder o mínimo grau.

Existem dois tipos de glândulas sudoríparas: as glândulas écrinas e as glândulas apócrinas .

Apenas o glândulas écrinas participam da regulação da temperatura e estão presentes apenas em humanos e em alguns outros mamíferos.

Por outro lado, as glândulas apócrinas , presentes em todo o reino animal, são odoríferas e têm um papel sexual importante nos animais, mas que ainda precisa ser comprovado nos humanos.

Para se ter uma ideia da importância da presença dessas glândulas, cerca de três milhões de glândulas écrinas estão distribuídas na superfície do corpo, com super-representação nas extremidades dos membros (palmas das mãos e solas dos pés). ). , nas axilas, mas não estará presente na área anal, oral e genital.

Bloco de texto e imagem Odoo

O que faz com que nossa transpiração aumente?

Um aumento na secreção de suor pelas glândulas écrinas pode ser encontrado em diferentes casos:

  • Quando a temperatura exterior sobe

  • No caso de um estado emocional significativo (medo, estresse, etc.)

  • Durante o exercício físico

  • Em caso de vómitos, náuseas, hipoglicemia (diminuição do nível de glucose no sangue), por estimulação da actividade do sistema simpático

  • Em caso de vômito

  • Ao ingerir alimentos condimentados

Por que o suor às vezes cheira tão mal?

Basicamente, a transpiração, que é composta de água e sais, não tem cheiro. No entanto, quando é produzida na superfície da pele, esta última atrairá bactérias com alto grau de desenvolvimento em ambientes úmidos e quentes (axilas, por exemplo).
De fato, o suor é o alimento ideal para essas pequenas bactérias comensais, presentes naturalmente em nossa pele. Ao consumir esse suor, a bactéria produzirá matéria orgânica perfumada, cujo cheiro aumentará com o tempo se você tomar um banho demorado, por exemplo.

Bloco de imagem e texto Odoo

Desodorante ou antitranspirante?

D esodorante e antitranspirante, muitas vezes associados ou mesmo confundidos, têm, no entanto, modos de ação muito diferentes.
O desodorante não modificará a excreção do suor, mas conterá agentes antissépticos que atacam as bactérias responsáveis pelos odores corporais e também pelos perfumes.

Além disso, ao contrário dos antitranspirantes, eles simplesmente absorvem a umidade por meio de pós minerais mais ou menos completamente, porque às vezes é encontrada umidade residual. Como resultado, as sensações de desconforto relacionadas à umidade e manchas nas roupas permanecem as mesmas.

Finalmente, as composições de certos desodorantes podem ser agressivas para a pele e causar irritação.

O antitranspirante reivindicará as mesmas ações do desodorante (absorção de umidade, neutralização de odores), mas sua principal função é bloquear a secreção de suor. Esta ação é obtida pela presença de sais de alumínio, na forma decloridrato de alumínio que é a forma mais comum.

Esses sais têm ação adstringente e permitem estreitar o diâmetro dos poros , o que diminui o fluxo de suor. Têm ainda capacidade bactericida que elimina as bactérias da flora cutânea, de forma a evitar os maus odores.

No entanto, é um ingrediente controverso, pois é suspeito de promover o aparecimento de câncer de mama . No entanto, ainda não há consenso sobre os efeitos sobre a saúde do consumidor.

Para esses dois tipos de produtos, é aconselhável não usá-lo em peles danificadas ou apenas depiladas, pois esses estados favorecem a absorção de moléculas.

 

 

Seu desodorante caseiro!

Quer controlar a composição deste último e evitar qualquer risco de alergia, intolerância?

BeautyMix desenvolveu uma fórmula natural que permite que você faça seu próprio desodorante em forma sólida!

Este desodorante contém:

Permitirá, graças a esta composição, limitar a sensação de humidade (com goma) e hidratar a pele (com óleo de amêndoa doce e manteiga de cacau) de forma a evitar ao máximo o ressecamento das axilas e assim limitar a tensão.

 

 

 

Bloco de texto e imagem Odoo
Tudo que você precisa saber sobre bronzeamento!