Conservantes: o essencial dos nossos produtos cosméticos?

Hoje nos encontramos para um artigo sobre o uso de conservantes em cosméticos. De fato, sejam eles caseiros ou industriais, nossos cosméticos precisam de conservantes para prolongar sua vida útil e, assim, evitar a proliferação de micróbios e outras bactérias. Nestas condições, que conservantes escolher sem deixar de ser eco-responsáveis e continuar a fazer os seus próprios cosméticos caseiros? BeautyMix oferece algumas soluções para um resultado ideal!

O que é um conservante?

A conservação dos cosméticos é um assunto importante para a sua saúde! Os conservantes são essenciais para conservar seus produtos até o último uso! É fácil identificar quando um produto "virou": uma textura diferente, cheiro e cor estranhos, eficiência reduzida... No entanto, é muito menos fácil identificar quando microrganismos (como bactérias) crescem em seus produtos. Esses micróbios , invisíveis a olho nu, podem, no entanto, causar reações indesejáveis... E quem quer acabar coberto de espinhas? Portanto, não espere por sinais visíveis que mostrem que seu produto não foi bem preservado. Como dizem: “é melhor prevenir do que remediar” (ou chorar!).

O que são parabenos?

Você deve saber que os microorganismos são onipresentes em nosso ambiente. É muito simples: quando há água, há vida! É por isso que a indústria de cosméticos desenvolveu muitas moléculas para evitar o desenvolvimento microbiano em seus produtos. E quando você sabe que pode levar 3 anos entre a fabricação de um produto cosmético e seu uso, você pode imaginar o poder das moléculas usadas!

 

Entre essas moléculas, os parabenos estão na parada de sucesso! Eficazes, bem tolerados e econômicos, há muito são considerados perfeitos. Porém, mais recentemente, estudos questionaram sua segurança e alguns parabenos foram banidos peloregulamento europeu. Eles agora são muito controversos, mas isso não significa que todos os conservantes são ruins para sua saúde.

Quais conservantes usar em cosméticos domésticos?

Para nossa saúde, devemos proteger nossos produtos cosméticos e escolher conservantes inofensivos.

 

No contexto dos cosméticos domésticos , podemos colocar conservantes mais suaves porque o uso é imediato após a fabricação.

 

Nossos chamados produtos "crus" são, como você sabe, naturais, mas não sem conservantes. Nossos hidrossóis são assim protegidos por um conservante suave para permitir que sejam armazenados à temperatura ambiente. 

 

As fases aquosas de seus produtos precisam sistematicamente de um conservante chamado “antimicrobiano” para combater a proliferação de fungos e outras bactérias. Seus cremes, leites e águas micelares, portanto, precisam desses conservantes. A BeautyMix selecionou uma que é imbatível: Álcool benzílico. Muito utilizado em cosméticos orgânicos , é autorizado pela etiqueta BIO Ecocert e garante o armazenamento de seus produtos por três meses em temperatura ambiente.

Observe que, para validar esse período de armazenamento, realizamos testes de laboratório com nosso formulador!

Odoo CMS - uma visão geral

Produtos sem fase aquosa, como protetores labiais ou desodorantes, têm a vantagem de não precisar de conservantes . Nosso único conselho é colocá-los longe do calor e da luz para evitar sua oxidação, ou seja, o ranço das substâncias gordurosas.

E que regras de higiene pode implementar?

 

Alguns fatores externos dificultam seu trabalho. E sim, às vezes você é responsável! Seus dedos podem ser a fonte de contaminação.

 

Um bom conservante não é suficiente, você também precisa de boas práticas de higiene.

 

É por isso que eles devem ser manuseados com cuidado e seguir certas regras de higiene .

 

Aqui estão alguns que são simples e eficazes:

 

- Lave e desinfete bem as mãos

- Desinfetar utensílios

- Desinfete sua estação de trabalho

 

Agora você tem todas as cartas em mãos para manter seus produtos criados noBeauty Mix Até a última gota!

Chega de resíduos e cadáveres de produtos no seu banheiro!

 

A equipe BeautyMix

Manteiga de cacau, o ingrediente nutritivo essencial