Hydrosols: o que são?

Se é fã das nossas receitas BeautyMix ou da cosmética caseira em geral, deve estar a par dos hidrolatos. Mas você realmente conhece o papel deles em seus produtos cosméticos? Eles podem ser usados sozinhos? Eles são apenas atores no aroma de seus produtos ou possuem propriedades?

Neste artigo, vamos responder às suas questões e levá-lo numa viagem por aromas agradáveis! No BeautyMix, oferecemos quatro deles: Rosa, flores de laranjeira, bruxa Hazel E hortelã pimenta.

O que é um hidrossol?

Também chamado de " água floral ", um hidrossol é obtido após a destilação de uma planta ou flor para obter um óleo essencial. Após a destilação, o vapor de água captura as moléculas aromáticas e mantém apenas as hidrossolúveis. As moléculas solúveis em gordura do seu lado estão concentradas no óleo essencial. Após a condensação do vapor de água por resfriamento, o óleo essencial que flutua na superfície da água é separado, e a água é mantida também por suas virtudes muito interessantes. É assim que o hidrossol é criado! Os hidrossóis terão assim propriedades tão interessantes como os óleos essenciais que permitiram a sua produção. Apenas suas propriedades terapêuticas serão menores, pois as moléculas estão muito diluídas. Lembre-se que os hidrossóis são águas. Suas ações são, portanto, leves e seu objetivo principal é dar um cheiro delicado aos seus produtos. 

Quando usar hidrossóis?

Possuindo grandes propriedades terapêuticas, cosméticas ou culinárias, os hidrossóis ainda são pouco conhecidos quando comparados aos óleos essenciais. No entanto, vale a pena incluí-los em sua rotina , pois podem ser usados em diversas situações. Estaremos particularmente interessados nestes no contexto dos cosméticos!

A princípio, você pode usá-lo como loção porque o hidrossol é ideal para aperfeiçoar a desmaquilhagem, limpar a pele, acalmá-la ou descongestioná-la . Para fazer isso, você pode borrifar no rosto ou despejar o produto em um algodão reutilizável para aplicar suavemente em todo o rosto. Você também pode difundir no rosto em um banho de vapor.

Para os fãs de Faça Você Mesmo, você pode substituir a água que usa para preparar seus cosméticos (máscara, creme, etc.) por sua água floral. Neste contexto, certifique-se de que utiliza um hidrossol adaptado ao seu tipo de pele.

aqui estão alguns exemplos:

  • para pele mista a oleosa: lavanda, hamamélis, rosa, hortelã-pimenta
  • para pele seca: flor de laranjeira, centáurea, camomila... 
  • para peles sensíveis: camomila, hamamélis, rosa, centáurea...
  • para pele madura: rosa

Como armazenar seu hidrolato?

Seu produto deve ser armazenado ao abrigo da luz e em temperatura ambiente . É importante que, após cada utilização, feche bem o seu produto para evitar a sua deterioração.

Na BeautyMix, oferecemos-lhe quatro hidrossóis. Agora vamos dar uma olhada em cada um deles!

Bloco de imagem e texto Odoo

hidrossol rosa

Resultante do processo de destilação das pétalas de rosa, é utilizado desde a antiguidade, sendo conhecido pelas suas propriedades regeneradoras e antibacterianas naturais.

Ligeiramente hidratante , a água de rosas aplicada diretamente na pele ajuda a revitalizá-la e alisá- la.

Este hidrolato também é descongestionante , ideal para aplicar nos olhos após uma curta noite de sono...

integrado ao seu recibos BeautyMix, traz um perfume delicado e feminino . Notavelmente estará presente na maioria das nossas receitas: creme facial, removedor de maquiagem bifásico, máscara...

Nosso hidrossol orgânico é feito com as pétalas da roseira Damascena cultivada na Bulgária e destilada na França.


Hidrossol de flor de laranjeira

Obtida pela destilação da flor de Bigaradier, a flor de laranjeira é o emblema dos perfumes orientais. Altamente cultivado em regiões tropicais e subtropicais, este hidrossol é conhecido por suas propriedades tonificantes, revitalizantes e calmantes para a pele.

É particularmente apreciado pela pele seca.

Em suas receitas de cosméticos caseiros BeautyMix, sua fragrância será muito apreciada e propícia à fuga. Encontra-se em particular nas receitas de creme rico, esfregar E gel de banho.

Nosso hidrolato vem de flores do Marrocos e da Tunísia e é destilado na França.




Bloco de texto e imagem Odoo
Bloco de imagem e texto Odoo

Hidrossol de hamamélis

Originário da América do Norte, este hidrossol é obtido pela destilação das folhas de Hamamelis.

Conhecido pelas suas propriedades adstringentes e tonificantes , é particularmente utilizado em problemas circulatórios e muito apreciado pelas peles oleosas e maduras .

Também é recomendado para peles sensíveis para acalmar a vermelhidão.

Você pode incluí-lo em receitas caseiras de cosméticos, principalmente no preparo creme, hidratante corporal ou Desodorante.

Nosso hidrossol orgânico é produzido na França.


hidrossol de menta

Peppermint é uma mistura de duas hortelãs selvagens: hortelã verde E aquático. Conhecido desde a antiguidade, é obtido por destilação a vapor dessas plantas com muitas virtudes.

Usado como tônico ou loção pós-barba para uma ação refrescante e purificante . Também tem o papel de aliviar a irritação e vermelhidão .

O seu aroma fresco e inebriante é muito apreciado, sobretudo no contexto de receitas de xampu E pasta de dentes.

Nosso hidrossol orgânico é produzido na França.



 

Bloco de texto e imagem Odoo

 

A equipe BeautyMix é fã do hidrossol de flor de laranjeira e hortelã-pimenta! E você, quais são os seus hidrossóis preferidos?

Agora que já sabe mais sobre os nossos hidrossóis, porque não conhecer também os nossos óleos vegetais ? O artigo sobre eles está certo aqui !


Conservantes: o essencial dos nossos produtos cosméticos?