Tudo sobre a receita de shampoo sólido BeautyMix
Ludivine, nosso formulador, responde a todas as suas perguntas!

Muitos de vocês foram seduzidos por nosso lançamento em Ulule de nossa linha sólida com nossa receita estrela, shampoo sólido. Ludivine, nosso formulador de produtos responde a todas as suas perguntas.
Por que meu shampoo sólido não faz espuma como um produto convencional?


Ao usar xampus convencionais, estamos acostumados com a espuma abundante que psicologicamente dá a impressão de que quanto mais espuma mais lava.

São surfactantes como o Laureth Sulfate de Sódio que são encontrados com muita frequência em produtos convencionais porque conferem espuma abundante, mas também porque não são caros, portanto, muito lucrativos para os fabricantes. Infelizmente, esses surfactantes são muito irritantes e muito detergentes.

É por isso que é preferível usar surfactantes muito mais suaves que respeitem todos os nossos cabelos. No entanto, os surfactantes suaves não formam necessariamente espuma, ou mesmo muito pouco, por isso não parece lavar! E, no entanto, sim! Eles poderão lavar suavemente o couro cabeludo sem irritar ou secar.


Algumas dicas:

  1. Dê tempo ao seu cabelo para se acostumar

  2. Reserve um tempo para testar esta nova rotina natural

  3. Arme-se de paciência e desconstrua as ideias recebidas

Seu couro cabeludo vai agradecer!

Dica: Faça duas lavagens consecutivas!

  1. O primeiro limpará o couro cabeludo e formará uma leve espuma, depois enxágue

  2. Na segunda você verá que a espuma ficará mais abundante e é sinal que seu couro cabeludo está bem limpo então enxágue bem


Como usar shampoo sólido?


Uso: Para uma lavagem ideal, execute duas lavagens consecutivas!

  1. Molhe bem o cabelo

  2. Umedeça seu shampoo sólido passando-o em água quente

  3. Esfregue-o entre as mãos primeiro para desenvolver uma espuma leve

  4. Em seguida, esfregue-o diretamente no cabelo em pequenos movimentos circulares por todo o couro cabeludo, a espuma não necessariamente será abundante

  5. Descanse o xampu e massageie o couro cabeludo para distribuir a espuma uniformemente

  6. Enxágue abundantemente com água limpa.

  7. Faça um segundo shampoo, a espuma ficará mais abundante, sinal de que seu couro cabeludo está bem lavado!

  8. Enxágue abundantemente com água limpa.


Você pode então usar seu condicionador sólido para desembaraçar, dar brilho e maciez aos seus cabelos!

Mantenha seu xampu sólido longe da água e em uma saboneteira.  

Como mantê-lo bem?


Várias dicas:

  1. Mantenha sua barra de xampu longe da água em uma saboneteira

  2. Para viagens, use uma pequena bolsa de sabão

  3. Para viagens e/ou para casa, use uma rede de sabão que você pode pendurar em algum lugar seguro da água.





Como sei qual é o meu tipo de couro cabeludo?


Couro cabeludo oleoso : se após o shampoo no final do dia ou no dia seguinte (ou mesmo algumas horas depois) você tiver um aspecto oleoso nas raízes, significa que seu couro cabeludo é oleoso . Também pode ser acompanhada de coceira, caspa gordurosa, etc.


Além disso, se você tem tendência a ter couro cabeludo oleoso, provavelmente também tem outras áreas afetadas por esse excesso de sebo, como a zona T do rosto (testa, nariz, queixo).

A causa é a produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas .

Pode acontecer que fatores externos, como o uso de shampoos não adaptados ao couro cabeludo, possam causar uma produção excessiva de sebo . Com efeito, como os champôs convencionais com, por exemplo, lauril sulfato de sódio são muito detergentes e irritantes, irão limpar, mas terão o efeito contrário ao atacar excessivamente as glândulas sebáceas, que irão segregar ainda mais sebo para melhor proteger o couro cabeludo.

Como reduzir a produção excessiva de sebo?

  • A frequência de lavagem deve ser aumentada, isso permite que o couro cabeludo se liberte do excesso de sebo e respire. Uso de shampoo bem suave para não alterar o filme hidrolipídico.

  • O uso de argila verde para purificar e remover as impurezas.

  • Faça o reequilíbrio. O uso de produtos ruins, como explicado acima, pode causar esse aumento de sebo, portanto, é necessário reequilibrar o couro cabeludo com produtos bons, suaves, saudáveis e não irritantes. Este reequilíbrio pode durar bastante tempo porque o cabelo tem que se readaptar então tem que ter paciência mas vale a pena!


Couro cabeludo seco: se você tem cabelos enfraquecidos, sem aparência oleosa, coceira que pode ser acompanhada de caspa seca, você tem um couro cabeludo seco. É o fato de haver uma diminuição do filme hidrolipídico :

  • As glândulas sudoríparas (que secretam o suor) não funcionam bem, isso impede o fluxo adequado de água para o couro cabeludo, tornando-o seco e desidratado.

  • As glândulas sebáceas não produzem sebo suficiente, por isso o couro cabeludo é desprovido de lipídios que lubrificam, protegem, suavizam e impermeabilizam .


Como remediar o couro cabeludo seco?

  • Use xampus suaves para não ressecar ainda mais o couro cabeludo

  • Integre ingredientes regeneradores, hidratantes e nutritivos, como óleos vegetais

  • Massagear o couro cabeludo vai estimular as glândulas e permitir a secreção das substâncias que compõem o filme hidrolipídico.


Couro cabeludo normal: se você não tem excesso de sebo, um couro cabeludo saudável, brilhante, sem coceira e sem caspa. Você tem um couro cabeludo normal e saudável!

Mas cuidado, ele não está imune a mudanças, pois fatores internos e externos podem prejudicar seu bom funcionamento. Por isso é melhor prevenir e cuidar!

Como cuidar do couro cabeludo?

  • Uso de xampu suave

  • massagem capilar

  • Máscara nos comprimentos  


Tenho a impressão de que meu cabelo está mal enxaguado?


Isso pode acontecer quando você não está familiarizado com produtos que contêm surfactantes muito suaves .

A maioria de nós está acostumada com shampoos convencionais com surfactantes que ensaboam bem e são muito detergentes. Mas assim que passamos para produtos naturais e muito suaves, há essa transição a ser feita: adaptar o couro cabeludo.  

 

3 dicas para shampoo sólido:

  1. você pode realizar dois shampoos consecutivos e verá que no segundo shampoo a espuma será mais abundante, é sinal de que seu cabelo está limpo!

  2. Enxágue bem com água quente, água muito quente ou fria não vai enxaguar o couro cabeludo o suficiente porque o shampoo sólido é enriquecido com óleo de cânhamo ou manteiga de cacau.

  3. Enxágue com água com vinagre! Isso permitirá que o shampoo seja bem removido e depois feche as cutículas e dê brilho aos cabelos.


Você encontrará uma receita fácil para água com vinagre aqui


A receita do shampoo sólido contém sulfato?


Não, os sulfatos são conhecidos por serem irritantes e secantes, por isso o desafio foi encontrar ingredientes muito suaves que respeitassem totalmente a fisiologia da nossa pele. Somos dotados de uma proteção natural que é o filme hidrolipídico : uma mistura de sebo e suor. Ajuda a manter a pele hidratada e nutrida. Às vezes, ao lavar a pele, essa película protetora é alterada, mas o corpo humano é bem feito e a fabrica para que fique novamente protegida.

Mas e se partíssemos do princípio de ter produtos que respeitem e não alterem essa proteção?

Assim, um novo desafio nos é proposto, encontrar ingredientes que respeitem nossa proteção natural.

Nós os encontramos!

Como por exemplo um surfactante muito suave: Sodium Cocoyl Glutamate.

É de origem vegetal, facilmente biodegradável, muito suave para a pele e cabelo. Não deixará resíduos de surfactante na pele ou nos cabelos, o que ajuda a preservar sua condição fisiológica. Além disso, é não irritante e não delipidante, ou seja, não elimina os lípidos que permitem uma boa manutenção da água na camada superficial da pele. Também melhora significativamente o efeito hidratante das formulações com enxágue.


A receita do shampoo sólido contém SCI (Sodium Cocoyl Isethionate)?


Não, porém ideal para produtos sólidos devido ao seu aspecto sólido ou em pó e que proporciona uma espuma cremosa! Infelizmente, esse ingrediente tem um processo de fabricação que está poluindo o planeta . Além disso, é por isso que não é autorizado por certificadores de rótulos orgânicos e naturais .

Hoje, temos a sorte de ter um verdadeiro entusiasmo dos vários fornecedores sobre o impacto ambiental. Oferecem-nos matérias-primas que nos permitem cumprir as nossas especificações: orgânicas, naturais, biodegradáveis, respeitando a pele , etc.

Graças a esta oferta de novos ingredientes, conseguimos fazer uma gama de produtos sólidos, suaves e respeitadores da nossa pele e do ambiente .




Meu cabelo ficará embaraçado com o shampoo sólido?


Não, temos um ingrediente que é o emulsificante desembaraçante que é um ingrediente 100% natural indicado para cremes (emulsões) e produtos de limpeza sólidos. É de origem vegetal e biodegradável . Traz um efeito condicionador à pele e ao cabelo mas também um efeito hidratante, limita aestanqueidade e reduz o efeito irritante dos tensoativos aniônicos. No cabelo, melhora o toque e o aspecto do cabelo e facilita consideravelmente o desembaraçar.


Diferença entre óleo de cânhamo e manteiga de cacau em shampoo sólido?

O óleo de cânhamo será mais adequado para cabelos oleosos, normais a moderadamente secos, devido à sua aparência oleosa e seca. De fato, além de suas propriedades nutritivas , que proporcionam brilho, maleabilidade, etc. o óleo de cânhamo penetra rapidamente e não deixa uma aparência oleosa no cabelo.

No entanto, o óleo de cânhamo pode ser menos nutritivo do que a manteiga de cacau , o que é muito bom para cabelos muito secos. Irá nutrir intensamente e amaciar os cabelos muito secos .
 


Minha batedeira bloqueia durante a receita, o que devo fazer?


  • Éteindre le programme, dégager ce qui gêne le mélangeur en s’aidant de la spatule puis relancer le programme

  • Assim que você adiciona a garrafa de espuma suave, a mistura engrossa e você deve usar a espátula


Nos kits Ulule, quantos produtos posso fazer?

Você pode fazer 1 vez cada receita.

Agora você já sabe tudo sobre a nossa nova receita de shampoo sólido!

 

Um momento de bem-estar para o Dia das Mães!