Acalme suas picadas de mosquito com óleos essenciais!

Você leu no título... O verão está chegando e os mosquitos também! Nós os abominamos: o barulho que fazem, a forte coceira que causam...

Em nosso artigo, vamos dar a você os segredos de uma rotina natural para ajudá-lo a combatê-los. Os produtos estrela desta rotina repelente de mosquitos são os óleos essenciais.

Atenção : os óleos essenciais têm muitas virtudes e benefícios se forem bem utilizados, mas também podem ser prejudiciais. Antes de usar, certifique-se de conhecer cada um deles e ler as precauções de uso. Além disso, se estiver grávida, não recomendamos o seu uso.

Boa leitura !

Mosquitos e suas picadas...

Existem vários tipos de mosquito: o chamado mosquito "comum" também chamado de "Culex Pipiens", o chamado mosquito tigre"Aedes Albopictus" e seu primo o "Templos dos Egípcios". Este último é portador de doenças como dengue, zika ou até chikungunya. Na França, o mosquito que mais encontramos é o primeiro.

O mosquito aparece durante a estação mais quente, o verão e está mais presente em determinadas áreas geográficas. No dia 21 de junho é, portanto, bastante natural que nos lembremos de sua presença e da famosa coceira causada por suas picadas. Você pode estar se perguntando por que isso é tão desagradável? De fato, quando um mosquito pica você, ele leva seu sangue, mas também injeta saliva. Este contém um anticoagulante para neutralizar nossas plaquetas para que nosso sangue permaneça líquido e seu tubo não entupa. O produto injetado causa uma reação em nosso mastócitos, células presentes na camada inferior da nossa pele. Essas células produzem o que é chamadohistamina. É um neurotransmissor que causa uma forte coceira em nós.

Para afastá-los, frequentemente vamos às farmácias para obter os produtos certos. No entanto, você sabia que alguns óleos essenciais são igualmente eficazes para um tratamento "natural"?

Quais óleos essenciais são adequados?

Óleos essenciais comoYlang Ylang também chamada de "Cananga Odorata" ou ainda Capim-limão também chamados de "Cymbopogon Citratrus", são os mais conhecidos por sua eficácia. Comparáveis aos dois repelentes químicos mais comuns (IR 3535 e DEET), combatem eficazmente os mosquitos tradicionais acima referidos (Culex Pipiens). No entanto, eles são menos eficazes em outros tipos de mosquitos.













óleo essencial de ylang ylang

Odoo- Amostra #3 para três colunas

óleo essencial de capim-limão

Contra o Aedes Aegypti:

  • Alecrim comum (Rosmarinus officinalis)
  • Cannelier de Ceylan (Cinnamomum zeylanicum)
  • Niaouli (Melaleuca. Quinquenervia)
  • Clou de girofle (Syzygium aromaticum)

Contra o Aedes Albopictus:

  • Limão litsea (Litsea cubeba)
  • Niaouli (Melaleuca. Quinquenervia)

Como usá-los?

Não é absolutamente necessário aplicar esses óleos essenciais puros na pele! Para uso seguro, é altamente recomendável diluí-los em óleo vegetal . Seu repelente de mosquitos deve conter apenas 5% a 10% de óleo essencial.

Para te ajudar, selecionamos uma receita composta por uma mistura de ingredientes para ajudar a repelir mosquitos de todos os tipos. Esta receita combina os óleos essenciais clássicos mencionados acima com outros menos comuns, mas muito eficazes, especialmente para os mais resistentes!

Aqui estão os ingredientes que você vai precisar para esta receita:

  • 80ml d'óleo de jojoba ou óleo de coco: se você mora em um país quente, prefira o óleo de coco. Permite associar melhor os óleos essenciais em caso de altas temperaturas.

  • 2ml de óleo essencial de gerânio

  • 2ml de óleo essencial de eucalipto limão

  • 1ml de óleo essencial de palmarosa

  • 1ml de óleo essencial de cravo

A saber : 1ml corresponde a aproximadamente 30 gotas de óleo essencial.

Esta receita pode ser usada por qualquer adulto ou criança com mais de 10 anos.

Você precisará primeiro apresentar seus óleos essenciais e depois seu óleo vegetal. Aconselhamos a utilização de um garrafa de bomba em vidro de 100ml. Misture sua preparação para obter um óleo protetor homogêneo . Uma vez que sua preparação esteja pronta, você pode aplicá-la nas áreas expostas aos mosquitos. No entanto, certifique-se de evitar a área dos olhos!

Dica extra
: você pode transformar seu óleo repelente de mosquitos em um tratamento pós-solar hidratante e calmante. Você só precisa misturar em uma tigela 1/3 deste produto e adicionar gel de linho. Você obterá uma preparação cremosa e muito agradável

E você, o que faz para combater os mosquitos? Você já usou óleos essenciais para isso?

Quais são os segredos para uma transição natural bem-sucedida?