Celulite? Vamos falar sobre isso sem tabus!

Essa palavra te faz estremecer? Você complexo por causa dessa famosa "pele casca de laranja"? Saiba que você não está sozinho: nove em cada dez mulheres são afetadas por esse fenômeno contra apenas um homem em cinquenta. Então sim, se você é magra, redonda, alta, pequena, essa celulite não poupa ninguém! Vamos conversar sobre isso juntos e sem tabu!

Bloco de imagem e texto Odoo

Celulite, o que é?

Também conhecida como "pele casca de laranja" ou "celulite", a celulite é uma lipodistrofia. Ou seja, uma desorganização da massa adiposa superficial decorrente do aumento do volume das células adiposas denominada adipócitos. Estes estão localizados nohipoderme. Como lembrete, os adipócitos permitem o armazenamento de gordura no corpo.

Por repercussão, se o número de adipócitos aumentar, o compartimento da hipoderme vai inchar e causar inchaço da derme e epiderme dando essa impressão irregular. Assim, a circulação "normal" dos líquidos, em particular do linfa cujo papel é o transporte de toxinas para os órgãos depuradores, é bloqueado e leva a um acúmulo dessas toxinas causando inflamação.

Existem três tipos diferentes de celulite com origens variadas.

celulite adiposa

Geralmente é macio, indolor e localizado em uma parte específica do corpo. Está associado a um aumento no número de adipócitos. Sua principal causa é a falta de atividade esportiva e má alimentação.

celulite fibrosa

É uma celulite incrustada, presente há muito tempo e que, por isso, é dolorosa e difícil de desalojar.

É encontrada principalmente em pessoas sedentárias e/ou com uma alimentação desequilibrada e deficiente.

Celulite aquosa (ou infiltração)

É uma celulite flexível e difusa, pouco visível. Esta celulite está ligada ao mau retorno venoso e à insuficiência linfática. Isso evita que a linfa carregue o excesso de líquido para os tecidos e limpe os resíduos. A saturação com água e toxinas deforma a pele causando "covinhas".

Suas causas são, portanto, problemas circulatórios, mas também um estilo de vida excessivamente sedentário.

Como combater a celulite?

A celulite é considerada normal e não terá consequências para a saúde. No entanto, pode ser a fonte de complexos para muitas mulheres.

  • O primeiro conselho que nunca repetiremos o suficiente é comer uma dieta equilibrada ! Uma dieta rica em fibras/antioxidantes e pobre em gordura e carboidratos é a melhor maneira de se livrar permanentemente da celulite.

  • Em combinação, a atividade física regular, como esportes de resistência (caminhada, corrida, ciclismo, etc.) Além disso, a prática de um esporte aquático como o aquabiking ou a natação também é recomendada, pois aumenta a circulação.

  • finalmente, o Drenagem linfática também chamado de palpação rolante, revitalizará a circulação sanguínea, combatendo assim esse fenômeno.

Bloco de texto e imagem Odoo
Por que estou com vermelhidão?
Nossos ingredientes favoritos!