Por que minha pele reage mal ao frio? 😔

Você se pergunta por que sua pele fica tão tensa no inverno? Por que é mais sensível a uma mudança de temperatura, seja fria ou quente, como após o banho, por exemplo? Aqui responderemos a todas as suas perguntas, fornecendo todos os mecanismos que causam esse fenômeno. Você terá todas as chaves em mãos para saber as reações de sua pele ao frio e ao calor. Então, vamos explicar para você?

Por que minha pele fica sensível no inverno?

Banhos quentes ou duches


Então sim, depois de um loooongo dia de trabalho e depois de passar frio você só sonha com uma coisa? Tomar um banho quente para relaxar?


Esta pode não ser a melhor ideia… De fato, o calor terá um efeito prejudicial na pele e tenderá a agredi-la, o que causará uma sensação de aperto ao sair. Portanto, prefira um banho morno e mais curto para manter apenas as vantagens.


L’exposition au vent et l’air froid


Por definição, quanto mais frio o ar, mais seco ele fica e mais resseca a pele.

Além disso, o vento, principalmente o que atinge o rosto durante os esportes de inverno, como o esqui, tende a ressecar a pele. Com efeito, provocará uma renovação do ar em contacto com a sua pele o que resultará num aumento da secura.


Ao contrário, um dia com menos vento renovará menos o ar ao redor do rosto, que tenderá a esquentar e ficar úmido, limitando os danos. 

Bloco de texto e imagem Odoo

Ar interior seco


Na verdade, o inverno muitas vezes rima com aquecimento. Este último seca o ar ambiente da casa, que acabará por absorver a umidade da pele. Lembre-se de colocar um pequeno copo de água no radiador: isso aumentará a umidade do ambiente.


A termorregulação do corpo


A termorregulação, como o próprio nome sugere, corresponde ao fato de que o corpo tenta sempre manter a mesma temperatura corporal. Em caso de resfriado intenso, o corpo produzirá moléculas químicas causando vasoconstrição dos vasos superficiais (contração dos pequenos vasos) e vasodilatação dos vasos profundos para garantir a temperatura constante dos órgãos vitais.

No entanto, essa vasoconstrição superficial causa menos fluxo sanguíneo e menos boa eliminação de toxinas. A pele fica, portanto, menos hidratada, com mais toxinas não eliminadas.


Agora você sabe tudo sobre como sua pele reage no inverno! No próximo artigo, daremos a você a rotina a adotar para melhor vivenciar essas variações de temperatura.

Você deve proteger sua pele dos raios UV no inverno?