Por que estou com vermelhidão?
Nossos ingredientes favoritos!

Neste artigo, vamos nos concentrar em um fenômeno comum que pode ser muito incapacitante: a vermelhidão.

Existem duas categorias de vermelhidão: vermelhidão desencadeada por estresse, choque emocional, prática de um esporte, temperaturas extremas, mas também uma dieta picante e ingestão de álcool. Nestes casos específicos, é uma vermelhidão transitória e repentina, às vezes renomeada como "rubor".

A segunda causa de vermelhidão estará ligada a uma doença. Quando essas vermelhidões se acalmam, falamos eritrose.

Aqui, veremos essas diferentes causas com mais detalhes e as maneiras de remediá-las.

O que causa vermelhidão?

O rubor súbito das bochechas ocorre devido à vasodilatação dos vasos sanguíneos da pele, causando um fluxo de sangue.

No entanto, existem outros fatores de risco que podem causar vermelhidão:

  • Rosácea ou couperose : é uma dermatose frequente e crônica da pele que afeta os pequenos vasos da face, aparecendo geralmente após os 30 anos e que tende a se desenvolver gradualmente.
    A forma mais frequente é a forma vascular que afeta mais frequentemente o nariz, as bochechas e, por vezes, também o queixo e a testa. Essa vermelhidão característica é acompanhada de grande sensibilidade, dificultando o uso de tópicas. Esta forma pode ser acompanhada de ondas de calor após a ingestão de alimentos ou ingestão de álcool.

  • Alergias : de fato, uma reação alérgica da pele (por exemplo, urticária) pode ser caracterizada por manchas vermelhas no rosto.

  • Acne : As espinhas de acne são caracterizadas por inflamação da face que pode causar vermelhidão e cicatrizes.

Bloco de texto e imagem Odoo

Nosso conselho para lutar contra a vermelhidão

A primeira dica diz respeito à sua rotina diária. Quando você tende a ter vermelhidão, o fundamental é tratar sua pele com a maior delicadeza, pois o objetivo aqui não é estimular demais a circulação sanguínea.

O seu cuidado diário deve ser adaptado e suave para não sensibilizar a pele. Assim, recomenda-se uma limpeza dupla com um óleo desmaquilhante e depois um leite suave . Cuidado para não usar sabonetes que podem ressecar a pele rapidamente e fazer o efeito contrário.

A esfoliação semanal também deve ser extremamente suave, sendo preferível uma esfoliação enzimática e não mecânica (com grãos). Mais uma vez, não tente esfregar para remover a maquiagem, enxugar será mais do que suficiente e será menos agressivo.

Você também deve proteger seu rosto do sol com um protetor solar SPF. De fato, a radiação UV pode agravar a vermelhidão.

Outro truque é colocar um pano embebido em água fria na bochecha para produzir o efeito oposto da vasodilatação: uma vasoconstrição.

óleo de cânhamo

É o óleo preferido das peles reativas!

 10 a 40 vezes mais rico em ômega 3, o óleo de cânhamo proporcionará alta hidratação , fortalecerá a barreira hidrolipídica da pele e devolverá maciez e elasticidade à pele .

Muito penetrante , é um ingrediente de eleição para a obtenção de cosméticos com um toque não gorduroso.

Composto por 85% de ácidos graxos essenciais, o óleo ajudará a aliviar problemas de pele como eczema , psoríase ou acne .

Suas propriedades antiinflamatórias também promoveriam a cura .

Por sua riqueza em vitamina E e ácidos graxos , o óleo de cânhamo é um ótimo antioxidante . Assim, protege a pele das agressões , reduz a aspereza e combate o envelhecimento cutâneo .

Sensível à oxidação, será necessário manter este óleo na geladeira após a abertura . 

Bloco de texto e imagem Odoo
Envelhecimento da pele ...
Contamos tudo a você!