Verão e picadas de insetos ... Bzz!

Sim, este artigo não é para todos. Todo verão, pequenos sortudos passam por esse flagelo de picadas de insetos. Ao contrário, há quem a subscreva e, neste caso, as refeições na esplanada ao final da tarde ou ao almoço prometem ser um verdadeiro pesadelo...

Neste artigo, daremos algumas dicas para aproveitar este verão da forma mais serena possível.

As principais picadas no verão são causadas por mosquitos ou vespas. Esses dois tipos de insetos têm maneiras completamente diferentes de fazer as coisas, portanto, o tratamento e o manejo serão diferentes.

Mosquitos!

Hmm, à menção do seu nome, imagino que já se possa ouvir este pequeno zumbido que indica claramente a sua presença mas que, uma vez iluminada a sala, não se encontra em lado nenhum... Estamos mesmo a falar de mosquitos aqui!

Existem vários tipos de mosquitos:

  • O chamado mosquito "comum" também chamado de "Culex Pipiens",

  • O mosquito tigre chamado "Aedes Albopictus",

  • E seu primo o "Templos dos egípcios". Este último é portador de doenças como dengue, zika ou até chikungunya. Na França, o mosquito que mais encontramos é o primeiro.

Apenas as fêmeas mordem para ter as proteínas necessárias para nutrir seus ovos.

Bloco de texto e imagem Odoo

Por que as picadas de mosquito coçam?

Antes de bombear o sangue, o mosquito injeta saliva que vai diluir o sangue e permitir que ele passe pelo tubo sem coagular. Porém, essa saliva, desconhecida do nosso corpo, vai colocar nosso sistema imunológico em alerta e vai requisitar células liberandohistamina. É uma molécula que traz células do sistema imunológico causando vasodilatação e aumento da permeabilidade vascular. Além disso, também é responsável pela dor, vermelhidão e inchaço tão característicos das picadas.

O que fazer em caso de mordida?

  • Aplicar frio: isso reduzirá o inchaço e a coceira,

  • Desinfete bem a mordida e evite coçar porque as bactérias podem entrar e causar uma infecção,

  • O gel de aloe vera ou o gel de linhaça são muito bons curadores e hidratantes.

Bloco de imagem e texto Odoo

Dicas para repelir mosquitos

O óleos essenciais efetivamente lutar contra mordidas.

No entanto, esses óleos essenciais puros não devem ser aplicados na pele! Para uso seguro, é altamente recomendável diluí-los emóleo vegetal. Seu repelente de mosquitos deve conter apenas 5% a 10% de óleo essencial.

Para ajudá-lo, selecionamos uma receita composta de uma mistura de ingredientes para ajudar a repelir mosquitos de todos os tipos. Esta receita combina óleos essenciais clássicos com outros menos comuns, mas muito eficazes, especialmente para os mais resistentes!

Aqui estão os ingredientes que você vai precisar para esta receita:

  • 80ml d'óleo de jojoba ou óleo de coco: se você mora em um país quente, prefira o óleo de coco. Permite associar melhor os óleos essenciais em caso de altas temperaturas.
  • 2ml de óleo essencial de gerânio
  • 2ml de óleo essencial de cajuput
  • 2ml de óleo essencial de eucalipto limão
  • 1ml de óleo essencial de palmarosa
  • 1ml de óleo essencial de cravo

A saber : 1ml corresponde a aproximadamente 30 gotas de óleo essencial.

Esta receita pode ser usada por qualquer adulto ou criança com mais de 10 anos.

Você precisará primeiro apresentar seus óleos essenciais e depois seu óleo vegetal. Aconselhamos a utilização de um garrafa de bomba em vidro de 100ml. Misture sua preparação para obter um óleo protetor homogêneo . Uma vez que sua preparação esteja pronta, você pode aplicá-la nas áreas expostas aos mosquitos. No entanto, certifique-se de evitar a área dos olhos!

vespas e abelhas

Você quer saber o que poderia ter picado você?

Aqui estão as pequenas diferenças: a vespa tem um vestido listrado amarelo e preto brilhante. Ela é relativamente magra. A abelha, por outro lado, costuma ser listrada de marrom e amarelo e é um pouco mais grossa que a vespa.

A picada, ao contrário do mosquito, é feita através de um ferrão. Por isso tem cuidado!

Bloco de texto e imagem Odoo

O que fazer em caso de mordida?

  • É necessário verificar se a picada não ficou na pele e, se necessário, removê-la suavemente com uma pinça e, em seguida, desinfetar bem a área.

  • O veneno de vespas e abelhas sendo sensível ao calor, aproxime uma fonte de calor a 1 ou 2 mm da picada para que o calor emitido degrade o veneno injetado.

O truque para repelir vespas é colocar meia laranja ou limão cortado ao meio sobre uma mesa e colocar os cravos.

O outro truque é queimar a borra de café. O cheiro irá repeli-los.


Você tem todos os segredos para passar um verão sereno!

Alerta de queimadura solar!