Alerta de queimadura solar!

Hoje, vamos focar em um assunto um tanto… doloroso! E sim, você passou o dia na praia, caminhando e não tomou todos os cuidados necessários? À noite, no chuveiro… Surpresa! A dor vem? Hmm, provavelmente é uma queimadura de sol...

Neste artigo, vamos nos concentrar nas queimaduras solares e nos diferentes métodos para aliviá-las.

Quais são os diferentes tipos de queimadura solar?

Em primeiro lugar, uma queimadura solar pode ser definida como uma queimadura de calor; no entanto, não é devido ao contato direto (fonte de calor do tipo churrasco, etc.), mas sim à radiação solar indireta.

Segue-se que a queimadura é menos intensa e mais superficial do que uma queimadura de calor.

Uma queimadura solar pode causar diferentes tipos de queimaduras.

Odoo - Amostra nº 1 para três colunas

queimaduras de primeiro grau

Causando vermelhidão na pele, sem bolhas, e que geralmente ocorre entre 6 e 24 horas após a exposição. Frequentemente estão ligados à vasodilatação dos vasos cutâneos superficiais. Geralmente, esse tipo de queimadura desaparece em uma semana sem deixar nenhuma pigmentação ou cicatriz. Por outro lado, se for uma queimadura solar um pouco mais importante, estará na origem da descamação; ou seja, a pele vai descascar.

Odoo- Amostra #2 para três colunas

Queimaduras superficiais de segundo grau

Causando o aparecimento de bolhas com área vermelha, preenchidas por um líquido transparente, imediatamente após a exposição. Este tipo de queimadura cicatriza espontaneamente em duas semanas, sem sequelas, mas pode deixar alguns vestígios escuros, que demoram a desaparecer.

 

Odoo- Amostra #3 para três colunas

Queimaduras profundas de segundo grau

Queimaduras graves que causam bolhas desta vez cercadas de branco, pois os vasos foram afetados e podem deixar cicatrizes.

 

O que fazer após uma queimadura solar?

Existem diferentes ações a serem tomadas em caso de queimadura solar. No entanto, é importante lembrar que no caso de uma queimadura de segundo grau extensa (portanto com bolhas), será imprescindível consultar o seu médico.

  1. A primeira coisa a fazer é parar imediatamente a exposição ao sol (e se isso não for possível, cobrir).

  2. Resfrie a área queimada com água da torneira (entre 15 e 25°C) por cerca de quinze minutos, até que a dor desapareça. O frio vai aliviar a dor e reduzir a inflamação local, ideal para queimaduras solares!
    Lembre- se de se reidratar interna e externamente ! De fato, a queimadura solar causou uma evaporação da água na superfície de sua pele.

  3. Externamente , as fórmulas aquosas serão ideais, por exemplo, um leite corporal à base de água ou um gel de linho! Para ser aplicado sem moderação; assim que a pele terminar de absorvê-lo bem, não hesite em colocar uma camada. Porém, tenha cuidado, neste caso, evite colocar um óleo pensando que pode hidratar a pele, pois terá um efeito nocivo: formará uma camada impermeável impedindo que o calor acumulado se dissipe pelos poros.

  4. Para queimaduras de primeiro grau, não hesite em perguntar ao seu farmacêutico, que recomendará um creme sedativo para aplicar localmente. Para queimaduras superficiais de segundo grau, a pele deve ser bem limpa com sabão e anti-séptico dérmico para evitar qualquer risco de infecção. Acima de tudo, não fure as bolhas ! 

Bloco de texto e imagem Odoo

Dicas da vovó!

Existem também remédios da avó para aliviar as queimaduras solares:

  • Uma espessa camada de iogurte grego : de fato, o ácido lático contido nela; tem propriedades anti-inflamatórias e pode, portanto, aliviar queimaduras solares.
  • Gel de Aloe Vera ougel de linho.
  • Uma batata ralada com sumo de limão, tudo misturado com uma colher de sopa de azeite . A batata absorverá o fogo ligado à queimadura solar e a mistura de mel e limão reduzirá a dor.
  • Corte um pepino em fatias finas e coloque-as sobre a queimadura solar, isso reduzirá a sensação de queimação pelo seu efeito refrescante!

Pronto, você tem todas as chaves em mãos para reduzir suas queimaduras solares. No entanto, nunca podemos lembrá-lo o suficiente, o mais importante é se proteger bem antes! A prevenção continua sendo a chave para ter um verão tranquilo.

Acne e sol - efeitos adversos